terça-feira, 5 de abril de 2011

Melhor texto do mês de Março

Este mês o texto escolhido foi o da nossa colega Maria. O tema, como não podia deixar de ser, era a Primavera e o título que a nossa colega e amiguinha escolheu foi A lagarta no jardim das flores. Nós gostámos muitos, esperamos que também gostem!!!

A lagarta no jardim das flores

Era uma vez uma lagarta que se chamava Maria.
Estava um dia lindo de sol e a lagarta Maria resolveu ir apanhar flores no seu maravilhoso jardim.
Ela era muito vaidosa, pois adorava flores. Logo de manhã, quando acabava de tomar o pequeno-almoço, ia apanhar um lindo raminho de flores.
Mas, esse dia de sol, era um dia especial, começava a primavera.
Ela adorava a primavera porque achava que era a melhor estação do ano: as andorinhas voltam, as flores crescem, tudo muda, é linda! É quando a primavera volta que aquele jardim ganha mais vida.
A lagarta só gosta daquele jardim quando volta o brilho da primavera.
É mesmo lindo!

terça-feira, 15 de março de 2011

Escrita com imaginação

Temos dois colegas que estão a tentar melhorar na área da Língua Portuguesa, pois no início do ano letivo ainda tinham alguma dificuldade em ler e escrever corretamente.
Com a ajuda da professora Sónia, os nossos colegas já conseguem ler e escrever bem e até, vejam só, têm muita imaginação para a escrita!!!
Assim, achámos que era interessante colocar no nosso blogue, dois dos textos escritos por eles.
O gato sem sono
 
Era uma vez um gato que não conseguia dormir.
Numa noite em que o gato não tinha sono, foi à janela e viu a lua. Quando a lua viu o gato cheio de sono disse-lhe:
- Sobe por esta nuvem e encosta-te a mim que eu adormeço-te.
O gato encostou-se à lua, abraçou-se a uma estrela de peluche, ouviu a canção que a lua cantava e adormecer.

A amizade do gatinho e do cãozinho

Era uma vez um gatinho chamado Quico e um cão chamado Pantufa. Eles não gostavam um do outro porque os cães e os gatos não se costumam dar bem.
Mas um dia, o gato andava a saltar de um muro para uma árvore e caiu. O gato não conseguia caminhar e estava a chorar. Chamou o cão e o cão pegou-o ao colo, fez-lhe um curativo e deu-lhe miminhos.
A partir desse dia passaram a ser os melhores amigos.

Melhor texto do mês de Fevereiro

Bem, demorou a chegar o texto do mês de Fevereiro mas... a verdade é que os textos que escrevemos eram todos tão bons que a professora teve dificuldade em escolher o melhor (este mês escolheu a professora e para o próximo seremos nós, vamos alternando: um mês escolhe a professora, outro mês escolhemos nós). A professora ainda pensou em colocar todos mas, tinha mesmo de escolher um. Assim, aquele que será o melhor texto de Fevereiro é o texto do Marcelo Maia. Esperamos que gostem.

A minha viagem de jipe

Eu fui com os meus pais e a minha irmã ( o meu pai chama-se Justino, a minha mãe Zaida e a minha irmã, Beatriz) fazer uma viagem à savana.
Mas, antes de irmos para a savana, fomos a um stand ( aquele sítio onde se vendem automóveis) e comprámos um jipe que parecia um leão: era castanho e tinha os bancos peludos. O motor rugia como um leão.
Na savana, andámos no jipe e eu vi um leão como o jipe, um elefante a deitar água pela tromba, um hipopótamo a tomar banho, uma cobra enrolada na árvore, uma girafa a comer maçãs, uma zebra a fazer corridas com as outras zebras e um jacaré que tinha perdido os dentes ao comer uma pedra.
Nesse dia estava muito quente, aliás, na savana todos os dias são quentes e secos.
Eu senti uma coisa maravilhosa, senti como se estivesse no céu a voar e também me senti feliz.
Eu gostei muito desse passeio.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Amor é...


...gostar muito de alguém.
                  Roberto

...dar beijinhos.
                 Gonçalo Miguel

...dar-se pelos outros.
                 Maria

...é uma amizade boa.
           Marcelo Maia

....gostar muito de alguém.
           Gonçalo Amaral

...ser amigo de todos, não olhando para as diferenças.
                                            Mateus

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Coletânea de textos

http://www.slideshare.net/CarlaDePaula1/se-tu-visses-o-que-eu-vejo-da-6911474

Texto Coletivo

Para treinarmos a escrita e também para dar asas à nossa imaginação, elaborámos um texto em conjunto. O título foi sugerido pela professora e a partir daí demos ideias, construímos frases e fizemos nascer o  texto que aqui colocamos.

A nuvem mágica

     Era uma vez uma nuvem que vivia dentro de um vulcão. Esse vulcão ficava debaixo de água, mas de vez em quando entrava em erupção e a nuvem saía junto com a lava quente. Quando isto acontecia, a nuvem tornava-se mágica.
    Uma das magias que a nuvem fazia era tornar o que era feio muito mais bonito. Conseguia fazê-lo alinhando os planetas que ficavam com mais cor. Essa cor espalhava-se por todo o lado e por onde passava tornava tudo mais belo.
    Outra magia que fazia era fazer chover para dar de beber às plantas murchas, devolvendo-lhes a vida, o cheiro e a beleza.

                                       Autor: Turma 2BM

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Melhor texto do mês de Janeiro

No mês de Janeiro, na disciplina de Estudo do Meio, aprendemos muitas coisas novas sobre as plantas.
Certo dia a professora pediu para imaginarmos que éramos um biólogo e que numa viagem tínhamos descoberto uma nova espécie de planta.
Escolhemos o texto que achámos mais bonito.
Esperamos que também gostem.

XWY

Há sete milhões de anos eu fui ao planeta Weiwonqcueschoqucestu e eu vi uma planta a que chamei Xwy. A sua cor era azul, cheirava bem e era muito, mas muito grande e dava bolas azuis.
Era bonita e vivia em todos os ambientes: água, areia, terra e no tronco de outras plantas.

Autor: Gonçalo Rocha 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Olá!

Somos 12 meninos e meninas da turma do 2.º ano da Escola Básica do 1.º Ciclo de Macieira de Sarnes.
Aqui publicaremos alguns dos textos que escrevemos nas aulas e outras actividades que realizamos na sala e não só.
Esperamos que nos acompanhem e que gostem dos nossos trabalhos.